quarta-feira, 4 de novembro de 2009

LAVANDA



DESDE SEMPRE AMEI LAVANDAS. É A FLOR (E COR) ESCOLHIDA PARA MEU CASAMENTO. E RECENTEMENTE ESTIVE NA ARGENTINA, AONDE OS JARDINS E PRAÇAS ESTÃO EM PLENA FLORADA DE LAVANDA (FOTOS ACIMA TIRADAS LÁ).

AS LAVANDAS CRESCEM EM JARDINS. SUAS FLORES SÃO USADAS PARA ARRANJOS FLORAIS SECOS. AS FLORES PÚRPURAS E OS BROTOS, DE FRAGRÂNCIA SUAVE, SÃO UTILIZADOS EM POTPOURRIS. SECADOS E EMBALADOS EM PEQUENOS SAQUINHOS DE TECIDO DE ALGODÃO SÃO UTILIZADOS PARA SEREM COLOCADOS ENTRE AS ROUPAS DO ARMÁRIO PARA DAR-LHES UMA FRAGRÂNCIA FRESCA E AGRADÁVEL.

O ÓLEO ESSENCIAL DA LAVANDA (DO LATIM "LAVARE", "LAVAR") JÁ ERA UTILIZADO PELOS ROMANOS PARA LAVAR ROUPA, TOMAR BANHO, AROMATIZAR AMBIENTES E COMO PRODUTO CURATIVO (INDICADO PARA INSÔNIA, CALMANTE, RELAXANTE, DORES, ETC.). AS FLORES DA LAVANDA PODEM SER UTILIZADAS COMO DECORAÇÃO DE BOLOS, USADO COMO ERVA ISOLADAMENTE OU COMO INGREDIENTE DA ERVA DA PROVENCE (FRANÇA).



3 comentários:

Nanda Assis disse...

que lindo, o cheiro deve ser maravilhoso.

bjosss...

Mimirabolante disse...

Vc viu a reportagem sobre a Lavanda?????Um espetáculo......Plantei lá no sítio :Alfazema......bjcas.....

Honestino Afonso Xavier disse...

ficou legal o blogger..

quando der visite o meu

deixe recados..

João cap.16 (33) - Tenho-vos dito isso, para que em mim enhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...