terça-feira, 27 de abril de 2010

HORTA EM VASOS


TODO MUNDO QUER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. PARA UMA ALIMENTAÇÃO SEGURA E BALANCEADA, UMA HORTA CASEIRA É UMA EXCELENTE OPÇÃO. MAS QUANDO HÁ FALTA DE ESPAÇO... ISSO PARECE UMA MISSÃO IMPOSSÍVEL. MAS NÃO É.

É POSSÍVEL MONTAR UMA MINI-HORTA EM VASOS DE UM MODO MUITO SIMPLES E DESCOMPLICADO. VOCÊ PODERÁ FAZE-LA ATÉ MESMO NO SEU APARTAMENTO.

LOCAL
EM LOCAIS ESCUROS OU MAL-ILUMINADOS, AS PLANTAS NÃO FAZEM FOTOSSÍNTESE E NÃO CRESCEM ADEQUADAMENTE. PORTANTO, ESCOLHA UM LOCAL BEM ILUMINADO, COM BASTANTE LUZ NATURAL DISPONÍVEL.
EM APARTAMENTOS, A SACADA E A ÁREA DE SERVIÇO COSTUMAM SER BONS LOCAIS.

VASO
PARA ISSO NÃO HÁ REGRAS, SÓ ALGUMAS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS:
OS VASOS DEVEM POSSUIR FUROS EM BAIXO PARA DRENAR O EXCESSO DE ÁGUA.
VASOS MUITO ALTOS SÃO DESNECESSÁRIOS. 20 CM DE ALTURA COSTUMAM SER SUFICIENTES PARA UM BOM DESENVOLVIMENTO DAS RAÍZES. VASOS RASOS DEMAIS SECAM MUITO RAPIDAMENTE.

O QUE PLANTAR
PARA UMA HORTA EM VASOS AS MELHORES OPÇÕES NORMALMENTE ESTÃO ENTRE AS PEQUENAS HORTALIÇAS AROMÁTICAS, ALÉM DE ERVAS MEDICINAIS, JÁ QUE PRODUZEM CONSTANTEMENTE E PRECISAMOS DE PEQUENAS QUANTIDADES POR VEZ.
ALGUMAS BOAS ESCOLHAS SÃO: CEBOLINHA, SALSINHA, HORTELÃ, MANJERICÃO, MANJERONA, ENTRE MUITAS OUTRAS.
PODEMOS ENCONTRAR ESSAS PLANTAS FACILMENTE NA FORMA DE SEMENTES OU MUDAS JÁ FORMADAS, EM SUPERMERCADOS OU LOJAS AGRÍCOLAS.

COMO PREPARAR O VASO
HÁ VÁRIAS FORMAS DE PREPARARMOS O VASO, MAS O IMPORTANTE É FACILITAR A DRENAGEM DE ÁGUA E DISPONIBILIZAR NUTRIENTES PARA A PLANTA ATRAVÉS DE MATÉRIA ORGÂNICA.
PARA EVITAR QUE O VASO SE ENCHARQUE, BASTA COBRIRMOS O FUNDO DO VASO COM UMA CAMADA FINA DE PEDRAS BRITADAS, CACOS DE TELHA OU PORCELANA, OU MESMO OUTRO MATERIAL QUE TENHA DISPONÍVEL.
A TERRA UTILIZADA PODE SER PREPARADA DE DIVERSAS FORMAS, ATINGINDO RESULTADOS SEMELHANTES. RECOMENDA-SE SEMPRE ADICIONAR SEMPRE UM POUCO DE HÚMUS, MAS SEM EXAGEROS, POIS SEU EXCESSO PODE LEVAR AS PLANTAS À MORTE.

PLANTANDO AS MUDAS OU SEMENTES
SE UTILIZAR SEMENTES, SEMEIE NA PROFUNDIDADE RECOMENDADA NA EMBALAGEM, MAS DESCONSIDERE O ESPAÇAMENTO RECOMENDADO QUANDO PLANTAR EM VASOS. A SEMEADURA TAMBÉM PODE SER FEITA EM SEMENTEIRAS. SE JÁ POSSUIR MUDAS, OU MESMO TALOS PARA ESTAQUIA, O PLANTIO É BEM MAIS SIMPLES. PLANTE A MUDA NIVELANDO-A COM O SOLO DO VASO, PREENCHENDO OS ESPAÇOS VAZIOS COM TERRA. PRESSIONE LEVEMENTE EM TORNO DA MUDA PARA ELIMINAR OS BOLSÕES DE AR.
REGUE O VASO ATÉ QUE FIQUE BASTANTE ÚMIDO, DEVAGAR, SEM INUNDAR O VASO.

COMO MANTER
MANTER A HORTA É MUITO FÁCIL, ALÉM DE SER UMA VERDADEIRA TERAPIA. SEPARAMOS TRÊS TÓPICOS QUE CONSIDERAMOS IMPORTANTES PARA O SEU MELHOR CULTIVO:

REGAS
PROCURE MANTER O VASO SEMPRE LEVEMENTE ÚMIDO, SEM NUNCA ENCHARCAR, JÁ QUE ISSO PODERIA MATAR A PLANTA E CAUSAR DOENÇAS NA MESMA. MOLHAR UMA VEZ POR DIA NORMALMENTE JÁ É O SUFICIENTE.

ADUBAÇÃO
SE DESEJAR, ADUBE O VASO COM PEQUENAS QUANTIDADES DE HÚMUS, ADUBOS MINERAIS (NPK), OU ADUBOS LÍQUIDOS. EVITE EXAGEROS, JÁ QUE O EXAGERO PODE LEVAR À “QUEIMA” DA PLANTA, PODENDO MATA-LA.

REPLANTANDO
AS PEQUENAS PLANTAS NÃO DURAM PRA SEMPRE, UMA HORA COMEÇARÃO A EXIBIR UM MAU ASPECTO. QUANDO ISSO OCORRER, VOCÊ DEVERÁ REPLANTAR AS MUDAS, UTILIZANDO O MESMO PROCEDIMENTO ANTERIOR, DEVENDO-SE TROCAR A TERRA DO VASO.

2 comentários:

Bel disse...

Obrigada!! Estava precisando de um post desses para iniciar minha horta.

Descomplicado e deve ficar lindo!!

Horta Pronta Online disse...

Olá, conheça a Horta Pronta Online, a Horta que já vem pronta,
Lançamento no site:
http://sites.google.com/site/hortaprontaonline/
Grato, Eliel.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...